Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Fui educada na e para a tolerância. Fui educada no sentido de reforçar a integração, a igualdade, os direitos mais fundamentais. Fui educada assim na escola. Têm-me chegado histórias de escolas públicas que implementam políticas segregadoras e elitistas. Já me chegaram relatos de escolas na Amadora, em Loures e algumas também na margem sul.

No meu tempo, os miúdos iam para a escola que estava mais perto da sua área de residência.

Alguém me explica porque é que um jovem, aluno mediano ou com uma ou duas negativas não pode frequentar a C+S da Amadora, por exemplo e vai parar a Alfornelos? Aliás, é condenado a Alfornelos? Sim, porque em Alfornelos estão os meninos dos Bairros da Venda Nova, a grande maioria com problemas sociais gravíssimos e como é óbvio poucos são os professores que sonham leccionar em Alfornelos. Somos todos bons professores, excelentes demais para os meninos dos Bairros pobres da Amadora - é isso?

Desde quando os miúdos têm de concorrer com médias a uma escola dos 2º ou 3º ciclo?? Agora temos números clausus aqui também? Segregação? Elitismo?

Se isto continua assim, qualquer dia temos Apartheid nas nossas escolas. O que mais me surpeende é que ninguém faz nada, ninguém diz nada e aos poucos vão-nos fazendo tudo.

É só.

1 comentário:

Raquel Alves disse...

Ana:
Infelizmente há bastantes anos que, embora mais subtilmente, se faz selecção de alunos.Mas, o pior é essa selecção ser do agrado dos próprios professores. Agora com a avaliação de desempenho, não será que estas posturas se vão extremar? E, depois, há que trabalhar até aos 65 anos...com a indisciplina à mistura. Quanto a não se fazer nada...não será que anda tudo preocupado com a "diarreia" de leis recentemente saídas?...Eu, ando cansada!Ainda não perdi a consciência!Perdi a força! BJ