Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

quarta-feira, janeiro 10, 2007

EAT (Tarefa 2)

Em primeiro lugar seria útil definir os conceitos de “Aquisição” e de “Participação”.

Assim, entendo por “Aquisição” uma acção que visa somar algo ao que nós já possuímos, no caso, conhecimentos e competências que transformam a nossa acção e a nossa postura. Como dizia Einstein “A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará ao tamanho original”. A aquisição situa-se ao nível do saber/fazer; saber/ser.

“Participação”, é por sua vez a associação a uma determinado evento ou acção e não implica necessariamente uma aprendizagem efectiva… Admitindo que a simples participação não implica uma acção de aprendizagem, podemos situá-la ao nível do saber/saber. Por exemplo, posso saber todos os componentes de mecânica de um automóvel e ser uma péssima mecânica.

Tendo estas (minhas) definições como referência e tomando a liberdade de colocar alguns comentários que se relacionam com as minhas dúvidas de interpretação, classifico desta forma o nosso brainstorming:

Aquisição

Participação

Desenvolver conhecimentos (e aplicá-los)

Reduzir incerteza

Adquirir competências/habilidades

Adquirir um saber (saber/fazer)

Adquirir um saber (mas sei fazer??)

Adquirir um hábito (o saber/fazer torna-se num comportamento mecânico)

Tornar-se apto para…

Tornar-se capaz de…

Querer (a vontade só não basta, é preciso agir)

Conhecer (é preciso aplicar)

Interiorizar competências (comportamento mecânico)

Instruir-se (Âmbito do saber/saber. A instrução situa-se no campo do saber/saber)

Crescer (adquirindo novas competências)

Adquirir conhecimento (saber/saber)

Partilhar saberes (multiplicar competências pelos outros. Lembram-se da tal Zona de Desenvolvimento Potencial de Vygostky que o Gonçalo referiu um destes dias no módulo de ambientação? )

Partilhar saberes

Saber

Evoluir (no sentido de aquisição de competências)

Complementar conhecimentos

Mudar para sempre (Adquirindo novas competências, a minha acção sobre o meio jamais será a mesma)

Construir (passar da aprendizagem adquirida para a construção de novo conhecimento e aprendizagem. No fundo é o que se pretende com um mestrado…)

Apreender (mais do que aprender, é interiorizar: acção mecânica)

Processo de Assimilação (se implicar nova acção)

Processo de assimilação [de informação] (não basta)

Analisar (construção de novo conhecimento??)

Adaptar-se (adaptando a acção a uma nova realidade)

Por fim, não sei como classificar os verbos “aceitar” e “alcançar”…

Gostaria por fim de salientar que nunca li nada de Anne Sfard, pelo que a classificação em epígrafe não pode ser tomada como definitiva já que eu partir das minhas próprias interpretações e não das classificações da autora que certamente vamos aprofundar.

Ana Neves

1 comentário:

Anónimo disse...

athletes fundamentals presumed erajapan councilset counselling groomed carol orbital amazon charity
semelokertes marchimundui