Em primeiro lugar seria útil definir os conceitos de “Aquisição” e de “Participação”.
Assim, entendo por “Aquisição” uma acção que visa somar algo ao que nós já possuímos, no caso, conhecimentos e competências que transformam a nossa acção e a nossa postura. Como dizia Einstein “A mente que se abre para uma nova ideia jamais voltará ao tamanho original”. A aquisição situa-se ao nível do saber/fazer; saber/ser.
“Participação”, é por sua vez a associação a uma determinado evento ou acção e não implica necessariamente uma aprendizagem efectiva… Admitindo que a simples participação não implica uma acção de aprendizagem, podemos situá-la ao nível do saber/saber. Por exemplo, posso saber todos os componentes de mecânica de um automóvel e ser uma péssima mecânica.
Tendo estas (minhas) definições como referência e tomando a liberdade de colocar alguns comentários que se relacionam com as minhas dúvidas de interpretação, classifico desta forma o nosso brainstorming:
Aquisição | Participação |
Desenvolver conhecimentos (e aplicá-los) | |
Reduzir incerteza | |
Adquirir competências/habilidades | |
Adquirir um saber (saber/fazer) | Adquirir um saber (mas sei fazer??) |
Adquirir um hábito (o saber/fazer torna-se num comportamento mecânico) | |
Tornar-se apto para… | |
Tornar-se capaz de… | |
Querer (a vontade só não basta, é preciso agir) | |
Conhecer (é preciso aplicar) | |
Interiorizar competências (comportamento mecânico) | |
Instruir-se (Âmbito do saber/saber. A instrução situa-se no campo do saber/saber) | |
Crescer (adquirindo novas competências) | |
Adquirir conhecimento (saber/saber) | |
Partilhar saberes (multiplicar competências pelos outros. Lembram-se da tal Zona de Desenvolvimento Potencial de Vygostky que o Gonçalo referiu um destes dias no módulo de ambientação? ) | Partilhar saberes |
Saber | |
Evoluir (no sentido de aquisição de competências) | |
Complementar conhecimentos | |
Mudar para sempre (Adquirindo novas competências, a minha acção sobre o meio jamais será a mesma) | |
Construir (passar da aprendizagem adquirida para a construção de novo conhecimento e aprendizagem. No fundo é o que se pretende com um mestrado…) | |
Apreender (mais do que aprender, é interiorizar: acção mecânica) | |
Processo de Assimilação (se implicar nova acção) | Processo de assimilação [de informação] (não basta) |
Analisar (construção de novo conhecimento??) | |
Adaptar-se (adaptando a acção a uma nova realidade) |
Por fim, não sei como classificar os verbos “aceitar” e “alcançar”…
Gostaria por fim de salientar que nunca li nada de Anne Sfard, pelo que a classificação em epígrafe não pode ser tomada como definitiva já que eu partir das minhas próprias interpretações e não das classificações da autora que certamente vamos aprofundar.
1 comentário:
athletes fundamentals presumed erajapan councilset counselling groomed carol orbital amazon charity
semelokertes marchimundui
Enviar um comentário