Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

segunda-feira, junho 04, 2007

Os três tempos do espírito: O Tempo da Informática

O tempo da informática alterou por completo a nossa noção de tempo cronológico e de espaço. Segundo Lévy, a informática não reproduz a inscrição no território. Os conteúdos produzidos e transmitidos virtualmente estão em constante processo de transformação e adaptação.

Um género de produção just in time pode ser favorável a este tipo de comunicação que se vai produzindo à medida das necessidades e transformações sociais; aquilo que Lévy caracteriza como sendo um sistema flexível, de fluxo tenso, stock zero e tempo de espera zero.

Para Lévy, as novas TIC criaram condições para a entrada num novo ritmo temporal: o tempo pontual. O tempo pontual é para o autor "a velocidade pura sem horizonte e pluralidade de evoluções imediatas".

A forma como encaramos o tempo é desta forma condicionada pelo progresso técnico de cada sociedade, que provoca nesta alterações a todos os níveis (do económico, ao político e ao psico-social).

Ocorreu-me entretanto que esta visão de Lévy faz muito sentido se a compararmos com a forma como o tempo é percebido nas grandes metrópoles com o mesmo tempo vivido pelos grupos que vivem mais isolados e afastados dos grandes centros urbanos.

(Reflexão com base na leitura de Lévy, P. (1994) Tecnologias da Inteligência. Lisboa: Instituto Piaget

2 comentários:

Raquel Alves disse...

Pode até parecer mal, no meio de tanto artigo sério, aparecer este desafio banal, mas...esse desafio está no meu blog.
beijo com votos de bom fim de semana.

Ana Maria Neves disse...

Desafio aceite ;). Dentro em breve no blog!