Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

domingo, maio 20, 2007

Aspectos Pedagógicos e Didácticos na Concepção de MMI

Os aspectos pedagógicos já definidos deverão ser equacionados especialmente na primeira fase de concepção de MMI.

Quando encontramos a resposta às perguntas "O quê?" e para "Quem?" teremos de necessariamente definir "Como?": Como vamos apresentar a aplicação? Quais as características do público-alvo? Em que nível de desenvolvimento está? Qual o nível de literacia tecnológica? O que queremos que o público-alvo aprenda/saiba fazer?

Tendo em vista estes aspectos definiremos: como vamos apresentar os nossos conteúdos, que métodos aplicaremos, quais as estratégias que vamos colocar ao serviço da aprendizagem? O aluno/formando terá um professor ou tutor que o oriente e auxilie ou a aplicação poderá ser usada autonomamente? Como será feita a avaliação: auto-avaliação? a aplicação permite algum tipo de avaliação? ou a avaliação será feita externamente à aplicação?

Ora, a resposta a estas questões são essenciais numa primeira fase de planificação segundo Falkembach, ou na fase de concepção do projecto, na definição de Morgado e Amante (2001)...

Por outro lado, este tipo de questões, permitir-nos-á igualmente responder a uma questão fundamental apresentada pela Cláudia e que diz respeito ao modelo de aprendizagem inerente à aplicação. Por exemplo, usando o mesmo conteúdo informacional poderemos construir uma aplicação cujo modelo de aprendizagem inerente é o Behavirista, mas se formos mais além do mecanicismo nas estratégias e métodos utlizados bem como na filosofia pedagógica que abraçamos, poderemos construir uma aplicação de tipo construtivista...

Creio que este é um dos aspectos que já foquei no fórum de discussão anterior, mas a verdade é que o que não falta no mercado são aplicações multimedia que se apelidam de pedagógicas, mas que na verdade correspondem ainda aos modelos de ensino tradicional presencial. Apenas se vão adaptando às novas possibilidades tecnológicas, mas que ao fim e ao cabo, permitem pouca ou nenhuma margem de manobra a quem aprende no seu próprio processo de aprendizagem...

6 comentários:

Anónimo disse...

With havin sο much content and aгticles do you еver run intо any issues of plаgοrism or copyгight
іnfringement? My blog hаѕ a lot of unique content
I've either created myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the internet without my permission. Do you know any solutions to help stop content from being stolen? I'd really apρreсiate it.


My websitе; click through the up coming website

Anónimo disse...

Τhіs pгоduсt iѕ effеctive anԁ еffiсіent.



my ωеblog :: pressreleasemultimedia.com

Anónimo disse...

Third, ԁistrіbutors are so confident in itѕ skills that they
offer cash bacκ guагantees fоr men and women who аttempt it
out.

Reviеw mу blog; http://Www.Squidoo.com/flex-belt-review-and-discount

Anónimo disse...

So if уou ѕеriously ωаnt a excellеnt ab belt, heгe агe somе optiоns which уou сan contemplаtе.


Alsο vіsit my web pаge: http://Prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

Anónimo disse...

Evеry participant observed positіve aspects throughout the аsѕessmеnt.


Feеl free tο suгf to my weblοg - just click the up coming internet site

Anónimo disse...

Obama's stand on the problems of life and how it is getting shushed up are not in line with standard Catholic beliefs.

my web site ... flex belt