Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

segunda-feira, outubro 22, 2007

Avaliar Competências

"Competências são reportórios de comportamentos que algumas pessoas e/ou organizações dominam, o que as faz destacar de outras em contextos específicos" (Leboyer, 1997) [1]. Isso significa que avaliando dois sujeitos, ainda que o produto final seja exactamente o mesmo, um poderá mobilizar determinado tipo de competências com mais sucesso do que outro e nesse caso, é bem provável que estejamos a falar de competências que não podem ser quantitativamente mensuráveis.

Entramos mais uma vez nos vários domínios das competências... Se aparentemente é fácil avaliar os domínios do saber/saber e saber/fazer, como avaliamos o saber/ser e o saber/estar? Mais... como avaliamos os domínios do querer-fazer e do poder-fazer (Cécil, M. 2006)? [2]

Retomo uma questão que o Prof. Luis Tinoca nos colocou : "(...)é preciso dominar as competências simples para poder apreender as complexas. O problema é quando não se dá o passo seguinte! Mas qual será o passo seguinte!?" (Sexta, 12 Outubro 2007, 11:20). É preciso querer, estar motivado, viver e adoptar essa competência como natural, parte de si. Competências não podem ser sinónimo de tarefas realizadas a esforço, aliás, competências não são tarefas (Gonçalo, 22 Outubro 2007, 11:29). Como alguém que nunca poderá ser um bom cozinheiro porque não gosta de cozinhar. Podemos forçá-lo a desenvolver todas as competências que se exigem a um cozinheiro?

Talvez a avaliação de competências a este nível tenha de ser ponderada individualmente no contexto, e não padronizada; personalizada ao sujeito que está a ser avaliado (mas na comparação com outros?).

Por outro lado, se as competências se desenvolvem ao longo da vida e se os recursos mobilizados são internos ao sujeito, não fará sentido avaliar também o potencial do indivíduo?

Ressalvando aqui o papel da auto-avaliação como instrumento metacognitivo na construção de competências complexas, não terá o próprio uma noção mais exacta do que domina, das dificuldades que tem e das competências que poderá desenvolver?


[1] Cit. in Lara, J. Silva, M. (2004). Avaliação de desempenho no modelo de gestão por competências: uma experiência de utilização. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=TL0001 [2] Cit. in Neves, A. Portal Kmol: Gestão e Desenvolvimento de Competências. Disponível em: http://www.kmol.online.pt/livros/cei06/cei06_1.html

1 comentário:

Teresa Pombo Pereira disse...

Ó Ana, estas referências são muito boas e ainda vêm a tempo. Muito obrigada! Uma beijoca!