Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

quinta-feira, outubro 11, 2007

Níveis de Competências (III) - Uso de Ferramentas Interactivamente

O uso de ferramentas interactivamente está relacionado com a capacidade que o indivíduo tem de usar uma série de ferramentas não apenas como mediadoras de uma determinada acção, mas como um instrumento de diálogo entre o individuo e o ambiente/contexto que o rodeia. Segundo o relatório da OCDE (*) o uso de ferramentas interactivamente abre novas possibilidades no modo como os indivíduos percepcionam e se relacionam com o mundo.

Estas ferramentas poderão ir do simples uso interactivo da linguagem, textos e símbolos, à utilização que fazemos das potencialidades inerentes às novas tecnologias e à forma como usamos e aplicamos o conhecimento e a informação a que temos acesso em relação com o contexto social, cultural e político no qual agimos.

Posso escolher escrever aqui neste fórum sem qualquer tipo de emoticons que dê vida e expressão às minhas palavras. Naturalmente, eu posso utilizar o computador como se apenas se tratasse de uma máquina de escrever. Posso saber como se faz um blogue e achar os blogues perfeitamente inúteis para as minhas aulas e para os meus alunos. A questão que se coloca é até que ponto eu sou capaz de equacionar o facto de que as ferramentas e conhecimento que já disponho poderem ou não contribuir para o desenvolvimento da minha actividade, de mim como ser humano e do papel que eu, como actor social, desempenho.



(*) Directorate for education, employment, labour and social affairs education committee governing board of the ceri (2002). The definition and selection of key competencies Executive Summary. http://www.oecd.org/dataoecd/47/61/35070367.pdf

Sem comentários: