Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

quinta-feira, outubro 11, 2007

Níveis de Competências (I)

As competências elementares surgem associadas a processos cognitivos relativamente simples e associados ao instrumentalismo/behaviorismo e as mais complexas, por requerem "habilidades" metacognitivas surgem associadas ao construtivismo e à aplicação por parte dos professores de métodos activos. Este aspecto assume-se como especialmente interessante nas vertente didáctica e pedagógica, uma vez que assumindo um ou outro modelo há uma base de orientação que deve ser clara aquando da formulação de objectivos e definição de competências de um qualquer percurso de aprendizagem.

Os métodos que seleccionamos estão directamente relacionados com os objectivos e as competências que pretendemos desenvolver. Logo, se pretendemos que se desenvolvam competências complexas não nos bastam os métodos expositivos, demonstrativos ou interrogativos. Isto é, há que ir para além do aferir se os formandos/alunos "sabem" simplesmente.

Depois há o caso daqueles que não passam às competências seguintes (mais complexas), apesar de estarem de acordo com a sua idade e maturidade e ao desenvolvimento psico-motor (estádios de Piaget). Supondo que não se passa ao estádio seguinte, o que fazer?

Sem comentários: