Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Portugal
Uma eterna estudante...

terça-feira, outubro 02, 2007

Objectivos e Competências - Deve haver alguma diferença... (I)

Afinal, os objectivos são ou não diferentes das competências a desenvolver num determinado curso?

Pressupõem-se que quem vai para um curso de condução aprenda a conduzir - Objectivo.

No meu primeiro exame de condução eu conduzi muito bem durante uns 10 km (Benfica-Pontinha-Restelo), mas chumbei. Ora bem, supostamente se o objectivo era saber conduzir eu deveria ter passado, não concordam? Acontece porém, que após umas 7 tentativas eu não consegui estacionar o carro - (in) competência - e por isso chumbei face ao desespero de quem me avaliou.

A carta não foi dada apesar de eu ter aprendido a conduzir. Supõem-se então que é considerado apto a conduzir aquele que para além de saber conduzir um carro, cumpre rigorosamente o código da estrada, acciona todas a medidas de sinalização à condução segura e entre outras competências, estacione o carro correctamente em local seguro.

Concluindo, parece-me então que os objectivos neste sentido não são suficientes. Para que se cumpra um objectivo é necessário fazê-lo corresponder a uma série de competências. Há quem lhes chame até "objectivos específicos"... que por acaso são um drama para se definirem porque implicam a decomposição ao pornemor de todos os "saber-fazer" que se traduzem num saber/meta geral. No caso do meu exemplo estapafúrdio, saber conduzir. E daí, talvez o exemplo que acabei de dar não chegue para definir competências...

4 comentários:

Teresa Pombo Pereira disse...

excelente exemplo o teu!

LM disse...

pelo exemplo as competências são um "decomposição" de um objectivo, no entanto segundo Ermelindo Peixoto (Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores)"as competências, sendo da ordem da mobilização dos saberes, definem o que o aluno será capaz de fazer com os saberes que possui (e que se encontram delimitados pelos objectivos)" por exemplo "uma competência do domínio da geografia seria a capacidade de mobilizar os conhecimentos com vista a relacionar locais no espaço e de os representar em mapas.
- Para o exercício desta competência, concorreriam, por sua vez, objectivos como os que se seguem:
1) Memorizar as capitais dos países europeus.
2) Situar as capitais europeias nos respectivos países.
3) Localizar as capitais europeias num mapa.
4) Situar as capitais europeias umas em relação às outras."
Assim, parece-me que será mais o contrário, no exemplo da carta a competência seria saber conduzir de acordo com as normas vigentes para a qual os seria preciso atingir determinados objectivos como os referidos "cumpre rigorosamente o código da estrada, acciona todas a medidas de sinalização à condução segura, etc..."

grupolejj disse...

Um ótimo exemplo. Simples e prático.
Gostei

Unknown disse...

Gostei muito.